segunda-feira, 19 de março de 2012

Estações Repetidoras - Parte 3


Quem instala e mantém as estações repetidoras?

Normalmente são instaladas e mantidas por clubes, associações, por pequenos grupos de radioamadores, e as vezes até mesmo por um único radioamador. Pela Legislação Brasileira, elas devem ser abertas e livres para que qualquer radioamador possa utilizá-la. Sendo assim, por qual razão alguém se daria o trabalho de instalar e manter uma repetidora se ele pode utilizar a dos outros? Ser mantenedor de repetidora não é uma tarefa fácil, más sem sobra de dúvidas tem suas vantagens. Esse seleto grupo de pessoas, muitas vezes com recursos próprios, aprendem como ninguém a eletrônica por trás do radioamadorismo.

Benefícios que uma repetidora trás para região de sua cobertura.

Regiões atendidas pela cobertura de uma repetidora costumam ter alto índice de concentração de radioamadores. No simplex, a não ser que tenha sorte de morar em cima de uma montanha, seu alcance fica limitado a alguns quilômetros. Já através de uma repetidora, seu círculo de contato aumenta de forma extraordinária. E quanto mais radioamadores, mas encontros, mais atividades relativas ao hobby são promovidas, portanto mais diversão.
Outro benefício, talvez o mais gratificante, sejam as oportunidades de aprendizado que teremos nos relacionando com pessoas criativas, inventivas, que fazem do radioamadorismo seu laboratório de pesquisas.
O uso de repetidoras, de certa forma, também pode atrair novos adeptos ao hobby em regiões onde está pouca atividade de radioamadores.
O Radioamadorismo é a rede social original, bem antes do Orkut ou Facebook, já promovia o relacionamento de pessoas com interesses comuns, e isso fez uma grande diferença para muitos de nós, e poderá fazer parar você também.


Fonte: Revista CQ Radioamadorismo/Papo Tech/João Roberto, PY2JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário