terça-feira, 27 de março de 2012

Analisador de Antenas ou Medidor de ROE – Parte 01

A medição da Relação de Ondas Estacionárias (ROE/SWR) de uma antena é uma tarefa no mínimo ingrata. Muitas vezes é tão trabalhoso que acabamos deixando-a ao acaso..., essa medição normalmente é feita com o auxílio de um instrumento denominado medidor de ROE (Foto ao lado).
    
O procedimento é até bem simples. O medidor é conectado entre o transmissor e a antena. Com a chave na posição de calibração, enquanto você transmite a frequência que deseja, ajusta o botão CAL até que a agulha do mostrador fique na posição CAL. Em seguida, sem transmitir, muda a chave para posição SWR, transmite novamente para fazer a leitura de ROE.

Agora vamos para a prática. Você acabou de montar uma antena, e para medir o ROE vai precisar do transmissor. Então você coloca a antena no telhado e começar a luta. Alguém vai ter que ficar lá na estação para transmitir, calibrar o medidor em cada frequência e fazer as leituras. Também terá que haver alguma forma de comunicação entre a pessoa que está na estação e a que está no telhado, seja ela através de telefone, rádio ou mesmo a base da gritaria.

Imagine quanto tempo isso vai consumir se levar em conta que precisará fazer três medições por vez, uma na frequência desejada, uma abaixo e outra acima, e assim pode decidir se precisa aumentar ou diminuir o comprimento da antena. Imaginou o trabalho? Agora imagina ajustar uma antena multibanda de oito bandas! Pois é a vida de radioamador não é fácil. Mas a boa notícia é que existe um instrumento, e está a cada dia mais presente nos shacks dos radioamadores, que facilita em muito a vida de que projeta e monta antenas.

Diferente do medidor de ROE, que quando muito inclui o walttimetro, os analisadores são instrumentos mais sofisticados. Muitos modelos, além do ROE, podem ser displays gráficos, leitura de frequência digital, interface como PC e muito mais.


Fonte: Revista CQ Radioamadorismo/Papo Tech – João Roberto, PY2JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário