terça-feira, 13 de março de 2012

Estações Repetidoras - Parte 1



É evidente que nos tempos atuais, os equipamentos preferidos que iniciam o radioamadorismo são os transceptores VHF/2m. E não é por menos, além do baixo custo, em uma média de R$ 500,00 (quinhentos reais) para equipamentos novos e até metade desse valor para usados, a facilidade de instalação e operação é incontestável. Diferentes dos complexos transceptores HF, que tem tantos botões que lembram um painel do Boeing 737, os de VHF são mais simples, e saem das caixas prontos para operar. Basta adicionar uma fonte de alimentação, uma antena bem simples e compacta, muitas vezes caseiras, e está pronto para navegar nas ondas de rádio.

O que é uma estação repetidora?
É um dispositivo que escuta um sinal numa frequência e transmite em outra. É por causa de sua vantagem topográfica e antena de alto desempenho, já que são instaladas em locais muito altos, conseguem captar e transmitir sinais a grandes distâncias, o que normalmente não é possível com estações móveis e portáteis operando em simplex.  Por essas vantagens, até mesmo com um rádio portátil de baixa potência poderá fazer comunicados distantes, muitas vezes ultrapassando dezenas de quilômetros.

A mágica por trás de uma estação repetidora é bastante simples. Trata-se de um bom receptor, um transmissor potente, duas antenas de bom ganho ou uma com duplexador, cabo coaxial de baixa perda, uma fonte e uma placa controladora.


Fonte: Revista CQ Radioamadorismo/Papo Tech/João Roberto, PY2JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário