quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UM GRANDE POETA

Antônio Gonçalves da Silva - Patativa do Assaré

Nascido na cidade de Assaré-CE no dia 05.03.1909 e falescido no dia 08.07.2002. Filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, o mesmo, freqüentou a escola por apenas quatro meses, em 1921. Em 1922 já atuava como versejador em festas, e a partir de 1925, quando comprou uma viola, deu início à atividade de compositor, cantor e improvisador.

A gravação do poema "A Triste Partida" por Luiz Gonzaga, esta por sua vez, obra de Patativa do Assaré ultrapassou o universo dos cordéis e cantorias para os discos, livros e estudos universitários. Foi na música que sua poesia ganhou o Brasil e o mundo.

Numa levada dolente de toada sertaneja em 152 versos, a cantiga desfia as mazelas de um sofrido nortista que se vê obrigado a deixar seu pedaço de chão tão querido, ressequido pela falta de água e de espírito humano dos governantes, e tentar a sobrevivência em terras alheias. Luiz Gonzaga ficou impressionado com a força daquela cantoria quando a ouviu A Triste Partida pela primeira vez de um cantador na feira de Campina Grande (PB).



Fonte de pesquisa:http://pt.wikipedia.org / http://www.biografia.inf.br / http://www.jornaldepoesia.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário