sábado, 3 de dezembro de 2011

O Radioamadorismo

O serviço de radioamador no Brasil é concedido pelo governo às pessoas habilitadas e concursadas. Portanto, para ser radioamador, o cidadão deve ser autorizado pelo Governo Federal.


Aptidão Radioamador

Uma estação de radiocomunicação consiste basicamente num equipamento de radiocomunicação, linha de transmissão e antena. Para que o cidadão possa ter um sistema em sua casa, é necessário ser radioamador, ou operador de estação de rádio-cidadão.

Nenhum primeiro caso é necessário uma habilitação de radioamador. Para ser portador desta existem uma série de procedimentos burocráticos devem ser observados e seguidos, pois a responsabilidade de se operar uma estação de rádio de grande potência, alcance, e múltiplas freqüências de operação com possibilidade de interferências inclusiva em serviços públicos e de segurança é grande.

A autorização para a execução serviço de radioamadorismo concedida pelo Governo Federal é precedida de provas executadas pelo candidato onde são avaliadas suas capacidades operacionais, seus conhecimentos da legislação das telecomunicações, de ética operacional, além da suas capacidades técnicas, sem manuseio e conhecimento teórico de rádio transceptores, equipamentos, antenas e afins.


O exame de avaliação é promovido por uma entidade não governamentais mas representativa dos radioamadores perante o Governo Federal chamada LABRE. Esta é a abreviação de Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão. Portanto, quem elabora e fiscaliza os exames é uma ANATEL, e quem aplica aos candidatos é um LABRE.





Créditos: http://www.portalescolar.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário