sábado, 20 de outubro de 2012

Carlos Adel vai lançar livro sobre o Radioamadorismo no RN


 
"Esse livro já está a venda com o colega Paraú - PS7- KKK". Maiores informações no fone: (84) - 9962-9607.

Resgatar a história do Radioamadorismo no Rio Grande do Norte, com fatos e histórias de forma envolvente para os leitores que participam ou não da modalidade é o objetivo principal do livro “Radioamadorismo no Rio Grande do Norte”, de Carlos Adel Teixeira de Souza, que será lançado neste sábado, 20, às 11h, no Clube de Radioamadorismo do Rio Grande do Norte. O livro é mais um lançamento da Coleção Cultura Potiguar, contemplado através do Edital Publicações da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA).
Carlos Adel retrata, em vivo relevo, a história completa do Radioamadorismo em nosso Estado, entrelaçada a história universal deste hobby, que desvenda os mistério da comunicação à distância. Para escrever este livro foi uma desenvolvida uma pesquisa que pode ser considerada uma relíquia, ao retratar de forma tão primorosa o trajeto percorrido pelos radioamadores, sua evolução natural, sua fascinação e figuras míticas no RN, que contribuíram para consagração em solos potiguares.
O radioamadorismo, como o próprio autor descreve, é “um hobby que permite aos seus praticantes total domínio do processo de comunicação à distância, de forma absolutamente independente e autônoma. Para falar um com os outros, os radioamadores necessitam apenas de seus transceptores e antenas, que muitas vezes eles mesmos projetam e constroem”. E, o livro ainda mostra, durante o seu discorrer, que essa modalidade de comunicação vai além do hobby, mas tem utilidade pública, como em momentos de emergência, salvando muitas vezes vidas, quando os sistemas convencionais não são suficientes.
O propósito do livro, resultante de anos de pesquisas, é resgatar a história do Radioamadorismo potiguar, desde a sua origem, destacando o surgimento e consagração do Clube de Radioamadores, e as histórias envoltas de grandes nomes como José Bezerra Marinho – o primeiro radioamador do RN, José Cavalcanti de Melo, Jerônimo Vingt Rosado Maia, Alba Catunda Soares, Hélio Ferreira Segundo e muitos outros pioneiros.
Carlos Adel, além de grande radioamador, é natalense, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é juiz de Direito, tendo exercido a judicatura em algumas cidades do interior do Estado. Atualmente, exerce a titularidade da 3ª Vara Cível da Capital e é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e da Academia Brasileira de Ciências Letras e Artes Maçônicas. Como autor, escreveu a biografia do ilustre jurista potiguar Ministro Amaro Cavalcanti (E. Sebo Vermelho, 2009). No radioamadorismo ingressou em 1970, sendo praticante habitual de diversas formas de operação radiomadorísticas, tais como fonia, telegrafia e modos digitais, nas bandas HF, VHF e UHF.
Os livros serão comercializados no valor de R$30 e verba obtida através das vendas será revertida em doação, ficando 50% para a Labre (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) e 50% para o Hospital Dr. Luiz Antonio – Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário